Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Composição das chapas para deputado federal pode trazer de volta à Câmara lideranças históricas

15/09/2022 -

Segundo análise do pesquisador Jairo Nicolau, cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas, os partidos montaram chapas fortes para concorrer à Câmara dos Deputados para cumprir a cláusula nacional de barreira para terem acesso aos recursos do fundo partidário e tempo de rádio e televisão. Pela regra, as legendas precisam atingir pelo menos 2% dos votos válidos para deputado federal, distribuídos em pelo menos nove estados, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada unidade da federação, ou então eleger 11 deputados federais, novamente em no mínimo nove estados.

Desta forma, o especialista avalia que o percentual de renovação de mandatos deve ser alto, mas a composição da Câmara a partir de 2023 deve incluir lideranças políticas que já exerceram mandatos executivos ou legislativos anteriormente, bem como representantes da sociedade civil.

Jairo Nicolau também explica as mudanças na forma de distribuir as 513 cadeiras para a Câmara dos Deputados, a partir de mudanças na legislação sobre o quociente eleitoral, já que um candidato deve ter pelo menos 10% do quociente para poder ter acesso a uma vaga direta de seu partido, e 20% deste número, que muda de estado para estado, para concorrer às sobras, ou seja, às vagas que não são distribuídas entre os partidos na primeira rodada.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo