Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Capitão Fábio Abreu: Plano visa garantir direitos das pessoas com transtorno do déficit de atenção

15/09/2022 -

  • Entrevista - Dep. Capitão Fábio Abreu (PSD-PI)

Comissões da Câmara já discutiram e votaram o projeto que cria uma política nacional de proteção aos direitos da pessoa com transtorno do déficit de atenção, conhecido como TDAH. O deputado Capitão Fábio Abreu (PSD-PI), autor da proposta, avalia que é necessário estabelecer ações na área de educação e saúde, da mesma forma que já acontece hoje com o transtorno do espectro autista.

O parlamentar defende um atendimento multidisciplinar às crianças e jovens que começam a apresentar sintomas do TDAH inclusive porque, segundo ele, o tratamento pode ser iniciado de forma imediata quanto antes a condição for diagnosticada, a partir da intervenção de toda uma rede de atendimento.

O texto apresentado por Capitão Fábio Abreu também estabelece políticas para facilitar a inserção de quem tem transtorno do déficit de atenção no mercado de trabalho, e o deputado lembra que tem sido identificada uma habilidade cognitiva acima da média dessas pessoas em determinados campos do conhecimento. O parlamentar acredita que o acolhimento de quem convive com essa condição passa pelas políticas públicas, mas envolve também a família e o ambiente educacional.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo