Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Vacinação de diabéticos e obesos complementa ações para melhorar qualidade de vida dos pacientes

14/09/2022 -

  • Entrevista - Levimar Araújo

Várias entidades da sociedade civil, ligadas à área médica, reivindicam a retomada de campanhas de vacinação junto ao poder público, especialmente para diabéticos e pessoas obesas, e a queda na imunização é tema inclusive de audiência pública conjunta nas comissões de Seguridade Social e Família e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Levimar Araújo reitera que as vacinas melhoram o sistema imunológico, e deve ser acompanhado pela alimentação de qualidade, atividade física e diminuição do estresse.

Hoje, quase 17 milhões de brasileiros adultos, entre 20 e 79 anos, convivem com o diabete no Brasil, e até 2030 o número deve superar os 21 milhões de pessoas. Para Levimar Araújo, entre os fatores para esse crescimento está o aumento do sedentarismo e a mudança nos hábitos alimentares.

O médico lembra que a vacinação para determinados tipos de doenças e para as várias manifestações de gripes consegue reduzir a incidência de diabetes, porque contribuem para evitar infecções nas pessoas obesas e com diabetes.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE