Rádio Câmara

Salão Verde

Manifesto em defesa do Chaco brasileiro

Manifesto em defesa do Chaco brasileiro

19/09/2022 - 12h00

  • Manifesto em defesa do Chaco brasileiro

Salão Verde traz o manifesto de cientistas em defesa do Chaco brasileiro, um bioma ameaçado de extinção no Mato Grosso do Sul. O Chaco resiste bravamente em parte do município de Porto Murtinho, mas sequer integra a lista oficial dos biomas brasileiros. Pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (INBIO/UFMS) revelam a rica biodiversidade chaquenha, o nível de devastação e as possíveis ações de restauração desse ecossistema também presente na Argentina, Bolívia e Paraguai. O quadro “GeoLógicas” desvenda cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados do “Gran Chaco” sul-americano, único bosque seco subtropical do mundo. Músicas e poesias chaquenhas ilustram o programa. Foto: Carandazal, lagoa e aves no Chaco brasileiro/Paulo Robson de Souza

Pontos de vista nesta edição: Ângela Sartori, doutora em biologia vegetal, e Paulo Robson de Souza, doutor em ecologia e conservação. Ambos são professores do INBIO/UFMS e coautores dos livros “Chaco: caracterização, riqueza, diversidade, recursos e interações” e “Chaco brasileiro: um manifesto fotográfico da biodiversidade”.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.