Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Alex Manente: Acompanhante em exames com sedação garante segurança para as pacientes

12/09/2022 -

  • Entrevista - Dep. Alex Manente (Cidadania-SP)

Já pode ser votado no Plenário da Câmara o projeto do deputado Alex Manente (Cidadania-SP) que determina a presença de um acompanhante em procedimentos médicos com sedação realizados em mulheres. Para o deputado, a proposta impede que o profissional flagrado cometa novos abusos, a exemplo do que ocorreu recentemente com anestesista que foi descoberto depois de ter se aproveitado da inconsciência de pacientes em trabalho de parto.

Alex Manente lembra também que o projeto não gera ônus para os estabelecimentos de saúde, por que simplesmente autoriza a entrada de mais uma pessoa na sala onde o exame ou a cirurgia estão sendo realizados. O texto lista a necessidade da presença de acompanhante em exames mamários, genitais e retais, além de atendimentos ambulatórias e internações, inclusive casos de parto e pós-parto.

Ele explica que, caso a paciente não tenha condições de levar um acompanhante, pode solicitar a presença de um enfermeiro ou outro profissional do próprio centro médico para comprovar a lisura dos procedimentos. E o deputado também comenta que a medida vai garantir segurança também ao profissional, para que não haja nenhuma dúvida sobre sua atuação.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE