Reportagem Especial
Cem Anos do Rádio - Capítulo 4
15/09/2022 - 08h00
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Cem Anos do Rádio - Capítulo 4
Em mais de 100 anos de história, o rádio deixou de ser uma experiência entre aficionados pela tecnologia para se tornar uma das instituições mais importantes da nossa sociedade, uma entidade que leva educação, cultura e informação a milhares de brasileiros.
Primeiro, foi o rádio educativo, depois surgiu o modelo comercial. Mais tarde, as rádios comunitárias, públicas e legislativas. Agora, rádios web e os podcasts. O rádio acompanhou as inovações e as mudanças na sociedade. Hoje, segundo pesquisa da Kantar Ibope Media, três de cada cinco brasileiros consomem rádio todos os dias, numa média de 4 horas a 4h30.
Para durar 100 anos, sobrevivendo à competição com a tv e a internet, o rádio precisou se adaptar: encontrou novos formatos, como o podcast, e alcançou novas plataformas, como o celular e as redes sociais. Mas há ainda transformações em curso e outras por vir.
Capítulo 4
O fim do rádio AM local abre espaço para a pergunta: será que o FM também pode acabar? Com tantas novidades tecnológicas, será que o futuro do rádio é 100% digital?
Entrevistas neste capítulo: Paulo Cardoso, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); William Zambelli, do Ministério das Comunicações; Cristiano Flores, diretor-geral da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão); Luiz Carlos Fonseca Machado, professor de Engenharia de Telecomunicações do CEFET-Rio.
Capítulo 5
O rádio é um serviço público. Pode ser operado por empresas privadas e por outras entidades da sociedade civil com a permissão do Estado. Mas pode também ser operado pelo próprio Estado, como a Rádio Câmara. Uma das missões das emissoras estatais é levar ao ouvinte outros pontos de vista sobre os acontecimentos da vida nacional.