Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Sessão é o ponto central de eventos realizados desde 2008 para lembrar os 200 anos de independência

08/09/2022 -

  • Entrevista - José Theodoro Menck

A sessão solene do Congresso Nacional para celebrar o bicentenário da independência do Brasil, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, representa o ponto alto dos esforços realizados pela casa para lembrar a data, desde as comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao país, em 2008. O historiador José Theodoro Menck, consultor legislativo, explica que o objetivo das celebrações realizadas a seguir foi mostrar que a independência é fruto de um movimento político que evoluiu a partir de vários acontecimentos.

Por isso, a Câmara celebrou, em 2017, a vinda da Imperatriz Leopoldina e sua participação na construção da independência. Em 2018, foi a vez da memória da aclamação de Dom João VI como rei do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarve. No ano seguinte, foi lembrada a volta de José Bonifácio ao Brasil e sua transformação em patrono da independência. O ano de 2020 marcou os 200 anos da Revolução Constitucionalista do Porto, visto como um evento português mas do qual o Brasil participou. No ano passado, a Câmara lembrou o bicentenário das primeiras eleições gerais para deputados no reino português, o que incluiu a escolha de parlamentares brasileiros para as cortes de Lisboa.

As celebrações se completam agora, com os 200 anos do Grito do Ipiranga.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo