Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Estudo dos parlamentos reúne contribuições do direito, ciência política, comunicação e outras áreas

08/09/2022 -

  • Entrevista - Cristiane Bernardes

O estudo interdisciplinar sobre os parlamentos revela um panorama mais profundo sobre os poderes legislativos de diversos países, e a abordagem é tema de debate que acontece no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara, com a participação de palestrantes internacionais. Doutora em ciência política, a servidora Cristiane Bernardes avalia que normalmente as análises sobre os congressos vêm do direito e da ciência política, que são áreas essenciais, mas há contribuições também de segmentos como a comunicação e a antropologia.

Segundo ela, as pesquisas que vêm sendo realizadas há mais de 20 anos revelam que a cultura política e a história das instituições parlamentares vêm sendo moldadas ao longo do tempo e têm papel central na sua configuração atual. Da mesma forma, o sistema de governo adotado pelos países influencia na forma com que os poderes legislativo e Executivo, por exemplo, vão se relacionar, inclusive porque num regime parlamentarista a liderança dos governos sai de dentro do próprio Parlamento.

O Poder Legislativo brasileiro, complementa Cristiane Bernardes, e em especial a Câmara, tem adotado práticas estudas por outros parlamentos, em especial na interação com a sociedade a partir de meios digitais, entre outros motivos pelas dimensões continentais do Brasil, que impedem a presença física de muitos cidadãos nas discussões legislativas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo