Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Enrico Misasi: Cresce consciência do cidadão sobre a importância de conhecer a nossa história

05/09/2022 -

  • Entrevista - Dep. Enrico Misasi (MDB-SP)

As comemorações do bicentenário da independência nacional no Parlamento chegam a seu ponto máximo com sessão solene a ser realizada no dia 8 de setembro no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados. Coordenador da comissão especial criada para celebrar a data, o deputado Enrico Misasi (MDB-SP) explica que o encontro sintetiza todas as atividades que vêm sendo realizadas pela Casa desde 2017 para lembrar os ventos fundamentais que contribuíram para o processo de autonomia do Brasil em relação a Portugal.

Ao longo destes cinco anos, a Câmara celebrou a vida de José Bonifácio, patrono da independência; Dom João VI, último imperador do reino unificado; e Imperatirz Leopoldina, primeira esposa do imperador brasileiro Dom Pedro I. Também foram lembradas as eleições dos deputados brasileiros para as cortes de Lisboa, a Revolução do Porto e seu papel na introdução do movimento constitucionalista no Brasil, sempre com sessões solenes, exposições, lançamento de selos comemorativos e publicação de sete livros pela Edições Câmara.

Este ano, a figura central é Dom Pedro I, mas Enriso Misasi lembra que a independência não foi apenas um grito às margens do Ipiranga, mas um processo construído a muitas mãos, a partir de diversos acontecimentos. E ele completa que o legado do bicentenário inclui uma consciência crescente entre os cidadãos sobre a nossa história e sua influência sobre o Brasil atual.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE