Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Nereu Crispim: Alteração no cálculo da tabela de frete ameniza a situação dos caminhoneiros

01/09/2022 -

  • Entrevista - Dep. Nereu Crispim (PSD-RS)

Na avaliação do deputado Nereu Crispim (PSD-RS), coordenador da frente parlamentar mista em defesa do caminhoneiro autônomo e celetista, a mudança do cálculo para reajustar a tabela do frete do transporte rodoviário de cargas vai amenizar a situação econômica dos profissionais do setor. Medida provisória aprovada no Plenário da Câmara determina o reajuste dos valores quando o preço do óleo diesel no mercado nacional oscilar mais de 5%, tanto para aumentar quando para diminuir o valor.

O parlamentar aponta que os caminhoneiros reivindicam, desde as paralisações de 2018, piso mínimo para o frete, aposentadoria aos 25 anos de serviço e a estruturação de pontos de parada nas principais rodovias do país. Outro pedido da categoria se refere à mudança da política de preços praticada pela Petrobras, que vincula aumentos nos combustíveis e gás de cozinha à oscilação do mercado internacional, sendo que, conforme lembra o deputado, perto de 90% da produção é nacional.

Mas Nereu Crispim vê no texto da medida provisória uma sinalização de que o governo pode voltar a negociar as pautas reivindicadas pela categoria. Inclusive porque ele alerta que o gatilho de reajuste, quando for utilizado para reajustar o frete, vai acabar aumentando os preços dos produtos da cesta básica.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE