Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Publicação da Câmara reúne informações sobre 32 autoras que marcaram a literatura feminina no Brasil

31/08/2022 -

  • Entrevista - Maria Amélia Elói

“Escritoras brasileiras” é a nova publicação da Edições Câmara, que reúne informações sobre 32 autoras dos séculos XIX e XX que marcaram a história da literatura no Brasil. Organizadora do livro, a servidora Maria Amélia Elói explica que a ideia surgiu a partir da constatação de que a obra de muitas mulheres estava sofrendo apagamento, mesmo daquelas que tiveram relevância em seu tempo e hoje não são mais conhecidas.

A lista foi definida por um conjunto de servidoras a partir de critérios como a consistência da produção literária, inovação, pioneirismo, volume de publicações e recordes de vendas. Também foram levadas em consideração a vida pública das escritoras e sua importância para a emancipação feminina. Maria Amélia Elói traça uma linha geral da influência das 32 escritoras na literatura nacional a partir de sua singularidade na forma de escrever e na busca por decifrar o mundo dentro de seu estilo literário, tanto na prosa quanto na poesia, teatro ou memória.

O livro pode ser baixado gratuitamente e sua versão impressa pode ser adquirida no site livraria.camara.leg.br

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE