Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Luis Miranda: Legislação adequada diferencia os caçadores, atiradores e colecionadores dos criminosos

30/08/2022 -

  • Entrevista - Dep. Luis Miranda (Republicanos-DF)

O deputado Luis Miranda (Republicanos-DF) revela que os próprios caçadores, atiradores e colecionadores denunciam irregularidades no manuseio e transporte de armas autorizadas para que a responsabilização pelo mau uso não contamine a categoria. O parlamentar, que está à frente de audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara sobre o tema, aponta que as notícias de CACs agindo de forma violenta atingem todo o segmento, mesmo não sendo a regra no grupo.

Ele lembra que, ao contrário do porte de armas, a legislação para os CACs autoriza o transporte da arma apenas do domicílio até os clubes e escolas de tiro, devendo sempre ser devolvida ao mesmo lugar. Luis Miranda aponta que esta é apenas uma restrição imposta aos caçadores, atiradores e colecionadores, que ainda precisam realizar exame psicotécnico, comprovarem residência fixa, possuírem cofre homologado pelo Exército para guardarem a arma e, por fim, não terem ficha criminal.

O parlamentar aponta que representantes do segmento querem discutir os motivos que estão levando a um aumento no tempo para o registro das armas, que era de 10 dias no máximo e passou a quase três meses. Um das razões pode ser o aumento do pedido de autorizações, que chegaram a uma média de 705 por dia no ano passado.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE