Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Número de reeleitos para a Câmara dos Deputados deve ser o mais expressivo entre as últimas sete eleições

29/08/2022 -

  • Entrevista - Antônio Augusto de Queiroz

O alto índice de deputados federais candidatos à reeleição sinaliza para uma recondução recorde de parlamentares à Câmara Federal, segundo avalia o cientista político Antônio Augusto de Queiroz, mestre em políticas públicas e governo pela Fundação Getúlio Vargas. Dos 513 atuais deputados, 448 registraram candidatura à reeleição e outros 48 devem concorrem a outro cargo.

O especialista entende que parte do fenômeno se deve a uma decepção com os parlamentares novos, eleitos em 2018 dentro de um sentimento antissistema, que provocou uma forte renovação nos quadros do Parlamento. Ele enxerga na população uma busca pela recondução de parlamentares que entregaram políticas públicas mas também pelo retorno de nomes que já estiveram na Câmara em legislaturas anteriores mas não estão exercendo nenhum mandato atualmente.

Segundo estudos apontados por Queiroz, historicamente entre os candidatos à releição, o índice de recondução chega a 65%, o que já deve garantir o retorno de pelo menos 290 dos atuais deputados. Para ele, os atuais detentores de mandato têm a seu favor os efeitos das emendas impositivas, de comissão, de bancada e de relator.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE