Rádio Câmara

Resumo da Semana

Audiências debatem violência contra a mulher, recursos para a cultura, acidentes de trabalho e segurança nas eleições

26/08/2022 - 08h00

  • Audiências debatem violência contra a mulher, recursos para a cultura, acidentes de trabalho e segurança nas eleições

As comissões técnicas permanentes da Câmara realizaram várias audiências públicas ao longo da semana, segundo detalha a jornalista Ana Raquel Macedo, editora-chefe da Rádio Câmara.

Na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com a Secretaria e a Procuradoria da Mulher da Câmara, os participantes da reunião cobraram do governo federal a efetiva implantação da Lei Maria da Penha em seus 16 anos de vigência. Já representantes do setor cultural defenderam a regulamentação pelo governo federal da Lei Paulo Gustavo, criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, a fim de enfrentar as dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizou duas audiências. Numa delas, debatedores sugeriram mudanças na legislação para assegurar direitos dos trabalhadores portadores de lesão, ante as 23 mil mortes no mercado de trabalho formal no Brasil nos últimos 10 anos. Outra reunião debateu os riscos à segurança do sistema eleitoral e dos servidores da Justiça Eleitoral e mesários que vão atuar nas eleições de outubro.

A jornalista também comenta o índice de parlamentares que buscam a reeleição para a Câmara. São 448 no total de 513 parlamentares, sendo que outros 49 concorrem a um cargo diferente.

Apresentação – Ana Raquel Macedo e Marcio Achilles Sardi

 

Um resumo dos principais fatos da semana nas comissões e no plenário da Câmara dos Deputados

Sexta-feira, às 8h, dentro do programa Painel Eletrônico, e sábado, 8h30