Rádio Câmara

Resumo da Semana

Tribunal Eleitoral recebe número recorde de mais de 10 mil registros de candidatura para deputado federal

19/08/2022 - 08h00

  • Tribunal Eleitoral recebe número recorde de mais de 10 mil registros de candidatura para deputado federal

A Justiça Eleitoral recebeu 10.332 pedidos de registro de candidatura para deputado federal, a maior quantidade desde a redemocratização, na década de 1980, e a editora-chefe da Rádio Câmara, jornalista Ana Raquel Macedo, alerta que o número pode mudar após o julgamento de todos os pedidos pelos tribunais regionais e pelo Tribunal Superior Eleitoral, previsto para até o dia 12 de setembro. Dos atuais parlamentares, 457 disputam a reeleição, total superior a 2018, quando foram 413 postulantes.

Com o fim do prazo de registro, começou também a campanha eleitoral oficial nas ruas e internet. A partir de agora, os candidatos podem realizar comícios, carreatas, passeatas, adesivos nos carros, lives na internet, propaganda nas redes sociais, mensagens instantâneas, e-mails pedindo voto, impulsionamento de conteúdo e outras modalidades de pedido de voto. A partir de 26 de agosto, tem início também a propaganda eleitoral no rádio e na TV. As campanhas são financiadas principalmente por recursos públicos do fundo eleitoral, que em 2022 soma perto de R$ 5 bilhões, e é distribuído de acordo com o tamanho das bancadas dos partidos na Câmara.

Nas comissões da Câmara, ocorreram duas audiências públicas. Uma delas tratou sobre as denúncias de assédio sexual contra a gestão da Caixa Econômica Federal. Os deputados também discutiram as dificuldades enfrentadas por pacientes para o diagnóstico precoce e o tratamento da retinopatia diabética no Sistema Único de Saúde (SUS).

Apresentação – Ana Raquel Macedo e Marcio Achilles Sardi

Um resumo dos principais fatos da semana nas comissões e no plenário da Câmara dos Deputados

Sexta-feira, às 8h, dentro do programa Painel Eletrônico, e sábado, às 7h