Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Recorde de candidaturas a deputado federal reflete clima de polarização e busca de fortalecimento dos partidos

18/08/2022 -

  • Entrevista - Aldo Fornazieri

O registro de mais de 10 mil candidatos a deputado federal representa, na opinião do cientista político Aldo Fornazieri, um reflexo do clima de polarização política muito forte na sociedade, não apenas na campanha para presidente da República, mas pela radicalização ideológica observada na sociedade. Ele cita ainda que o discurso da antipolítica, que favoreceu a eleição de atores estranhos à política mais tradicional, não deve se repetir em 2022, com o provável fortalecimento de partidos com histórico de atuação no Parlamento.

Outra novidade citada por Aldo Fornazieri é o aumento, ainda que de forma tímida, nas candidaturas de mulheres e negros, que passaram respectivamente de 32% para 35% e de 11% para 14% do total de registros. Na visão do especialista, que é professor Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, o crescimento na pluralização de candidaturas só terá efeitos quando ocasionar, na verdade, uma participação maior de mulheres e negros na composição da próxima Câmara dos Deputados.

Neste quadro, ele também avalia que há duas estratégias que podem se refletir na distribuição de eleitos para a próxima legislatura. Além da definição depender em parte da disputa para o cargo de presidente da República, também vai ser resultado do investimento de cada partido na eleição de grande número de deputados.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo