Rádio Câmara

Trilha das Artes

Volver a Leticia: Tullio Guimarães volta às origens para comemorar 35 anos de teatro

Volver a Leticia: Tullio Guimarães volta às origens para comemorar 35 anos de teatro

20/08/2022 - 19h00

  • Tullio Guimarães comemora 35 anos de teatro (Bloco único)

FOTO: SARTORY

O destaque desta edição é o ator, diretor e professor de teatro Tullio Guimarães, que está comemorando 35 anos de estrada, com a peça Volver a Leticia, escrita e dirigida por Alexandre Ribondi. Leticia é a capital da Amazônia Colombiana onde seu avô trabalhou como Consul do Brasil: "Lá me descobri como gente. A peça perpassa por momentos que vão da minha infância até hoje, sem muito verbo, mas com muitas imagens", diz.  A conversa é embalada por músicas que marcaram sua trajetória profissional, como Gymnopédie n.1, de Erik Satie; Risque, de Ary Barroso, com Ângela Maria; Youkali, com Shara Worden; e Macondo, de Daniel Camino Díez Canseco, interpretada por Oscar Chavez.

SOBRE O ARTISTA

Tullio Guimarães é Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação Teatral e pós-Graduado em linguagem teatral pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes da Fundação Brasileira de Teatro. Chega a Brasília em 1988 quando ingressa na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Desde então, atua como teatrólogo em Brasília, ensinando, encenando, dirigindo e escrevendo textos de teatro. Como ator já foi dirigido por importantes nomes do teatro: B. de Paiva, Antônio Abujamra e Jean–Jaques Moutin (França).
Como professor, já lecionou na Universidade Federal do Maranhão, Universidade de Brasília e na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes da Fundação Brasileira de Teatro, onde é professor desde 1994. Também já atuou como facilitador de Oficinas, montando textos de autores como Wedeking, Lorca, Cervantes, Tchecov, Sófocles, Eurípedes, Brecht, Nelson Rodrigues entre outros.
Tullio Guimarães dirigiu a Companhia de Artes Cênicas do Terceiro Mundo, com a qual levou espetáculos de sua autoria e de outros dramaturgos para vários festivais da América Latina, e desenvolve um trabalho de formação junto ao Grupo Viva a Vida, composto por atores da terceira idade, encenando vários espetáculos.


Produção, Reportagem e Apresentação André Amaro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h

MAIS CONTEÚDO SOBRE