Rádio Câmara

Economia Direta

Deflação de 0,68% reflete queda concentrada nos preços dos combustíveis e tarifas de energia elétrica

17/08/2022 -

  • Economia Direta (17/08/2022):

A deflação de 0,68%, medida através do IPCA, em julho, não representa uma redução generalizada de preços nos bens e serviços da economia e se relaciona mais com a queda nos preços dos combustíveis e energia elétrica. O economista Fernando Gomes aponta que esses itens têm forte impacto no cálculo do índice oficial de preços, mas outros bens e serviços que integram o IPCA tiveram aumento no período, como alimentação e bebidas, despesas pessoais, educação, saúde e cuidados pessoais, além de serviços gerais, despesas com empregados domésticos, tarifas de água e esgoto e principalmente passagens aéreas, fazendo com que sete dos nove setores pesquisados tenham apresentado aumento.

Fernando Gomes aponta que, ainda assim, a previsão é de que a inflação caia até o final do ano, fechando 2022 em torno de 7%, o que é um resultado bom tendo em vista que a inflação dos últimos 12 meses está acumulada em 10% e já chegou a atingir 12%.

O economista observa que o mercado está cauteloso em relação aos rumos que os preços de bens e serviços vão tomar em 2023. A perspectiva é de um índice de 5,38%, contra o número estabelecido pelo Banco Central em 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para chegar a um teto máximo da meta de inflação em 4,75%.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Trocando em miúdos o dia a dia da Economia

Toda quinta-feira, no programa "Painel Eletrônico"