Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Dr. Zacharias Calil: Protocolo no SUS pode facilitar diagnóstico e tratamento da retinopatia diabética

17/08/2022 -

  • Entrevista - Dep. Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO)

Já publicado, o protocolo clínico para prevenção da retinopatia diabética no Sistema Único de Saúde ainda não foi implementado, e por isso é tema de debate conjunto nas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Seguridade Social e Família, a pedido do deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO). O parlamentar lembra que o diabetes atinge vários órgãos pelo descontrole do excesso de açúcar na corrente sanguínea, e atinge também o olho, fragilizando os olhos e provocando rompimento e até o deslocamento dos vasos da retina.

Cerca de 420 milhões de pessoas convivem com o diabetes no mundo, e a retinopatia diabética é responsável por perto de 5% dos 37 milhões de casos de cegueira, o que equivale a 1,8 milhão de pessoas.

Sem o protocolo, o parlamentar alerta que o acesso ao diagnóstico e ao tratamento são ainda mais difíceis, atingindo especialmente as pessoas com menos condições econômicas ou com dificuldades para procurar atendimento em alguma unidade do SUS. Dr. Zacharias Calil recomenda que as pessoas, especialmente os portadores de diabetes, realizem consultas regularmente, com profissionais especializados, alguns dos quais foram convidados para a audiência pública das duas comissões.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE