Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Abertura do sistema de transmissão e distribuição do setor elétrico pode reduzir custos aos consumidores

15/08/2022 -

  • Entrevista - Maria Bernardete Sarmiento Gutierrez

Instalada em junho na Câmara, comissão especial analisa projeto que estabelece prazo para abertura do setor elétrico brasileiro, com a instituição do mercado livre pra a compra de energia também por médios e pequenos consumidores. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) analisa a liberalização do mercado nacional em comparação com outros países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Autora do estudo, a pesquisadora Maria Bernardete Sarmiento Gutierrez explica que o Brasil avançou bastante na abertura do mercado energético a partir da década de 1990, especialmente na geração de energia, mas a transmissão e distribuição ainda são monopólios, apesar de grandes consumidores já terem a possibilidade de negociar os fornecedores de sua eletricidade.

Na avaliação da especialista, a queda de preços a médio e longo prazo é o principal benefício ao consumidor final, da mesma forma que aconteceu na telefonia móvel após a abertura do mercado. Ela considera que o sistema elétrico brasileiro já está totalmente preparada para a abertura do mercado, inclusive por ter um desenvolvimento maior do que os próprios Estados Unidos, com integração praticamente total das linhas de transmissão.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo