Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Kim Kataguri: Marco legal dos games vai diminuir burocracia no desenvolvimento de jogos eletrônicos

15/08/2022 -

  • Entrevista - Dep. Kim Kataguiri (UNIÃO-SP)

O Plenário da Câmara pode votar até o final do mês o projeto que estabelece um marco legal para os jogos eletrônicos no Brasil, de autoria do deputado Kim Kataguiri (UNIÃO-SP). O parlamentar explica que o principal objetivo da proposta é diminuir a burocracia no segmento, para facilitar o ambiente de negócios com o mínimo de interferência do governo.

Além disso, ele explica que os jogos têm ampliado espaço na educação, para facilitar o ensino de disciplinas como geografia, história, matemática ou línguas, e também em tratamentos nos hospitais, para recuperar pessoas que passaram por acidentes ou possuem alguma dificuldade cognitiva temporária ou definitiva.

O parlamentar reitera que o mercado de jogos eletrônicos ultrapassa os 3 bilhões de usuários, com brasileiros entre os principais atletas profissionais do mundo, e tende a aumentar nos próximos anos, assim como o mercado de trabalho ligado ao segmento, que deve substituir boa parte das profissões existentes atualmente por inteligência artificial ou automação.

Na situação atual, os jogos eletrônicos já representam uma indústria cultural maior do que as bilheterias de cinema, vendas de música e entretenimento em casa somados, com a geração de renda e de emprego para jogadores profissionais, atores, desenvolvedores e designers.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo