Rádio Câmara

Reportagem Especial

Revisão da Cotas - Capítulo 3

19/08/2022 - 08h00

  • Revisão das Cotas - Capítulo 3

Capítulo 1

Faz 10 anos que as cotas para o ingresso no ensino superior foram criadas. Em 2022, quando a lei prevê a revisão dessa política pública, não existe consenso sobre o tema na Câmara. De um lado, deputados que defendem a ampliação das cotas para mais estudantes e para a pós-graduação. De outro, parlamentares que são contra a continuidade da política.

Capítulo 2

A revisão da política de cotas pode ficar para 2027. O deputado Bira do Pindaré defende acabar com o prazo de revisão da lei, que seria substituído pela fixação de metas, avaliadas anualmente e acompanhadas por um sistema unificado de indicadores que comprovem a ampliação de acesso, a permanência e a conclusão de cursos em relação aos estudantes cotistas.

Capítulo 3

A Câmara dos Deputados debate o sistema que as universidades implantaram pra evitar fraudes na ocupação das vagas - as comissões de Validação da Autodeclaração Étnico Racial, também conhecidas como comissões de heteroidentificação.

Entrevistas nesse capítulo: Gabriel Siqueira, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana e coordenador de Ações Afirmativas da UERJ; Bruna Brelaz, presidente da UNE; e o deputado Hélio Lopes (PL-RJ).

Trabalhos Técnicos: Nilton Gomes

Produção: João Paulo Florêncio

Edição: Claudio Ferreira

Reportagem: Vera Morgado

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h