Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Aline Sleutjes: Política de incentivo à produção de leite pode aumentar produtividade e reduzir custos

11/08/2022 -

  • Entrevista - Dep. Aline Sleutjes (Pros-PR)

O Plenário da Câmara pode votar, nas sessões plenárias marcadas para a última semana de agosto, o projeto que cria a política nacional de apoio e incentivo à pecuária leiteira, apresentado pela deputada Aline Sleutjes (Pros-PR). A parlamentar explica que a proposta tem por objetivo aumentar a produtividade no setor e reduzir custos, também buscando aumentar o mercado consumidor interno e externo.

Na visão da deputada, uma política pública de suporte ao setor leiteiro pode neutralizar parte dos efeitos dos preços do mercado internacional sobre a produção local, como vem acontecendo atualmente. Aline Sleutjes observa que o preço do leite e derivados sofreu reajuste nas prateleiras, para o consumidor final, devido a aumentos paralelos nos custos de equipamentos, mão de obra, medicamentos e demais insumos para a produção, a exemplo dos fertilizantes, que subiram perto de 400%.

O projeto define ainda mecanismos para reduzir a informalidade nas relações entre os produtores e as cooperativas e usinas de beneficiamento do leite, para que o pecuarista de leite tenha mais garantias da compra de seu produto e também possibilidades de planejar a troca de compradores sem perder sua produção.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE