Rádio Câmara

Salão Verde

Kuarup 2022: o “último encontro” de Tabata e Novaes

Kuarup 2022: o “último encontro” de Tabata e Novaes

15/08/2022 - 12h00

  • Kuarup 2022 - o último encontro de Tabata e Novaes

O Kuarup é um típico ritual indígena do Alto Xingu (MT) de reverência a heróis e lideranças mortos no ano anterior. As celebrações encerram o luto e reforçam a luta e a resistência xinguanas. Salão Verde destaca o Kuarup de 2022, que homenageia em agosto (12 a 14/08) o cacique Urissapá Tabata Kuikuro e o jornalista Washington Novaes, falecidos em 2021. Os dois cultivaram quase 40 anos de amizade desde 1984, quando Washington, ícone do jornalismo ambiental, iniciou as séries de TV “Xingu, a terra mágica”, “Kuarup, adeus ao chefe Malakwyauá” (1988) e “Xingu, a terra ameaçada” (2007). Seus filhos cineastas - Maricá Kuikuro e Pedro Novaes - registram a atual celebração para o futuro documentário “Último encontro”, com financiamento coletivo. Raramente não-indígenas são homenageados no Kuarup: antes de Novaes, apenas o antropólogo Darcy Ribeiro e o indigenista Orlando Villas-Boas mereceram tal honraria. O programa aproveita a ocasião para lembrar as trajetórias entrelaçadas de Tabata e Novaes e mostrar iniciativas da Câmara dos Deputados de reconhecimento do Kuarup como “manifestação da cultura brasileira” (PL 6177/19). O quadro “GeoLógicas” retrata belezas e ameaças presentes no Parque Indígena do Xingu, uma “ilha de vegetação” de Cerrado e Amazônia em meio à expansão da fronteira agropecuária. Foto: Mário Vilela/Funai

Pontos de vista nesta edição: Pedro Novaes, cineasta e filho de Washington Novaes; Maricá Kuikuro, cineasta e filho de Urissapá Tabata Kuikuro; e deputada Rosa Neide (PT-MT), autora de projeto de lei de reconhecimento do Kuarup como manifestação da cultura brasileira.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.