Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Agenda da sociedade civil busca combater a insegurança alimentar que atinge 33 milhões de brasileiros

09/08/2022 - 08h00

  • Entrevista - José Ivan Mayer de Aquino, coordenador da Ação da Cidadania no DF

Com 33 milhões de pessoas em insegurança alimentar, o Brasil retomou o patamar verificado em 1992, conforme levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) citado por José Ivan Mayer de Aquino, coordenador da Ação da Cidadania no Distrito Federal. A entidade, em nível nacional, lançou nova versão da Agenda Betinho, com 92 propostas para combater a fome e é tema de reunião na Comissão de Legislação Participativa da Câmara.

O voluntário revela que o país convive com o drama de milhões de famílias que começam a vender bens de uso essencial para conseguir se alimentar. Ele avalia que a situação vem piorando desde 2016 e se agravou com a pandemia de Covid-19, que retirou as pessoas de circulação, o que prejudicou milhões de pessoas que atuam profissionalmente na informalidade.

Ele também observa que o Parlamento tem desenvolvido ações de suporte ao combate à fome, a partir da frente parlamentar de combate à fome e de propostas para a recomposição do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, extinto em 2019, e para a inclusão da economia solidária na Constituição Federal.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo