Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Pedro Uczai: Novas diretrizes para o ensino de geografia devem refletir a realidade das comunidades

09/08/2022 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Pedro Uczai (PT-SC)

Entidades ligadas à comunidade geográfica nacional querem participar do processo de revisão da grade curricular nacional dos cursos de geografia, que está sendo realizada por uma comissão dentro do Conselho Nacional de Educação. Debate sobre o tema está sendo conduzido pela Comissão de Legislação Participativa, e o deputado Pedro Uczai (PT-SC) comemora a participação de representantes do CNE em reunião do colegiado, após denúncias de que as principais entidades da categoria tinham sido alijadas das discussões.

O parlamentar avalia que a produção do documento foi precipitada e que o objetivo da mediação da CLP não é tomar nenhuma decisão imediata, mas reabrir as discussões para atualizar as diretrizes do ensino da geografia no Brasil. Na visão de Pedro Uczai, o currículo do curso de geografia deve interpretar o que é experimentado pelas pessoas, especialmente em um momento que o mundo vive desafios relacionados às mudanças climáticas, à configuração das cidades e os impactos causados pela agricultura sobre o meio ambiente.

O Brasil dispõe hoje de mais de 200 cursos de graduação em geografia, além de 70 programas de pós-graduação. A grande maioria dos profissionais licenciados atua no ensino fundamental e médio, além de projetos de licenciamento ambiental, por exemplo.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

 

 

 

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo