Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professor Israel Batista: Política de Educação Digital vai aproximar o país das profissões do futuro

08/08/2022 -

  • Entrevista - Dep. Professor Israel Batista (PSB-DF)

Com a aprovação da Política Nacional de Educação Digital pelo Plenário da Câmara, o deputado Professor Israel Batista (PSB-DF) acredita que o Brasil vai começar a preparar os jovens para o novo mundo do trabalho, composto por profissões que exigem competências ligadas à tecnologia. Por conta disso, o texto aprovado, a partir de relatório do parlamentar, se distribui em quatro eixos: inclusão digital, educação digital escolar, capacitação e especialização e ainda pesquisa.

O congressista avalia que atualmente a educação brasileira não dialoga com as necessidades do mundo do trabalho, citando como exemplo a China, em que 30% da população deve estar empregada em profissões relacionadas à tecnologia até 2030, contra 2% estimados aqui no país.

Na visão de Professor Israel Batista, a política de educação digital vai exigir dos governos a viabilização de infraestrutura tecnológica, especialmente nas escolas da rede pública. Aliado a isso, a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação vai ser alterada para incluir nos currículos, desde a educação básica, o chamado letramento digital, introduzindo os estudantes nos conceitos de computação e novas tecnologias.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo