Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Tereza Nelma: Combate à violência contra a mulher depende de recursos e estrutura de atendimento

05/08/2022 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Tereza Nelma (PSD-AL)

Por ocasião dos 16 anos de vigência da Lei Maria da Penha, a titular da Procuradoria da Mulher da Câmara, deputada Tereza Nelma (PSD-AL) avalia que as políticas públicas de combate à violência contra a mulher precisam de estrutura, a começar pela ampliação de varas especializadas no Poder Judiciário e de delegacias da mulher nas cidades. Já sob responsabilidade do Poder Executivo, a parlamentar defende a implantação de mais casas abrigo e de escolas para os agressores.

Tereza Nelma lamenta, por outro lado, que mesmo tendo uma das legislações mais avançadas do mundo, o Brasil ainda convive com o crescimento dos casos de violência contra a mulher. A congressista credita os números a questões culturais no país, especialmente o machismo e o preconceito, como uma reação à ocupação cada vez maior de espaços na vida pública e social pelas mulheres, inclusive no mercado de trabalho e na política.

Os 16 anos da Lei Maria da Penha coincidem com a campanha Agosto Lilás, a cargo da Secretaria da Mulher da Câmara, que tem por objetivo discutir temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas. Para Tereza Nelma, a violência não pode ser discutida apenas quando há casos de grande comoção nacional.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo