Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Sanderson: Aprovação do crime de domínio de cidades ajuda a combater assaltos com bloqueio de municípios

04/08/2022 -

  • Entrevista - Dep. Sanderson (PL-RS)

Com a aprovação do projeto que cria o crime de domínio de cidades no Código Penal, o autor da proposta, deputado Sanderson (PL-RS), considera que o poder público começa a enfrentar de forma mais efetiva o crime organizado, que em suas palavras está colocando de joelhos diversas comunidades no interior do país. O novo tipo penal, com pena de 15 a 30 anos, abrange casos conhecidos como novo cangaço, em que quadrilhas armadas invadem municípios, bloqueiam entradas e saídas, neutralizam a ação das forças policiais e assaltam bancos ou empresas.

O deputado relata que os grupos que praticam esses assaltos podem reunir até 60 pessoas, com forte organização, divisão de tarefas, armamento pesado e uso de brutalidade com agentes de segurança e a população em geral. Segundo ele, as iniciativas são financiadas pelo próprio crime organizado, com recursos do narcotráfico e da corrupção.

Sanderson comenta ainda que as forças policiais estão se equipando nos estados, criando estruturas próprias especializados no enfrentamento da atuação de quadrilhas que cercam cidades. Para ele, a repressão começa com o aprimoramento das ações de inteligência, para tentar combater os crimes quando ainda estão na fase de planejamento, o que inclui um acompanhamento sobre a rotina das cidades, datas de grandes pagamentos e até mesmo a cooptação de pessoas da comunidade.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE