Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Delegado Antônio Furtado: Porte de armas de fogo por vigilantes amplia segurança da população

02/08/2022 -

  • Entrevista - Dep. Delegado Antônio Furtado (UNIÃO-RJ)

Audiência pública busca aprofundar as discussões sobre proposta que autoriza o porte de armas de fogo mesmo fora de serviço por funcionários das empresas de segurança privada e de transporte de valores. Autor da proposta, o deputado Delegado Antônio Furtado (UNIÃO-RJ) explica que os profissionais do segmento ficam sujeitos a situações de risco quando deixam seu armamento nas empresas ao final do expediente, porque podem ser alvos de vingança de criminosos que foram impedidos de agir pela atuação dos vigilantes.

Ele acrescenta que os trabalhadores da área também podem contribuir com a segurança pública ao intervir em situações de crime, já que as instituições públicas não têm estrutura e contingente suficiente para estar em todos os lugares. O deputado destaca que atualmente há mais profissionais de vigilância privada, acima de um milhão, do que agentes de segurança pública, incluindo as polícias e as forças armadas, num total inferior a 800 mil pessoas.

Delegado Antônio Furtado reitera que os vigilantes passam por cursos frequentes de treinamento e reciclagem e são preparados através de exames físicos e psicotécnicos. Ele acrescenta que o uso da arma de fogo pelo profissional é uma exceção no cotidiano de seu trabalho.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE