Rádio Câmara

Kalimba

MAHMOUD AHMED – A voz do EthioJazz - REPRISE

MAHMOUD AHMED – A voz do EthioJazz -  REPRISE

31/07/2022 - 14h00

  • MAHMOUD AHMED – A voz do EthioJazz - BLOCO ÚNICO

  • MAHMOUD AHMED – A voz do EthioJazz - BLOCO 1

  • MAHMOUD AHMED – A voz do EthioJazz - BLOCO 2

  • MAHMOUD AHMED – A voz do EthioJazz - BLOCO 3

Nesta edição a nossa viagem musical nos leva até a Etiópia, onde vamos conhecer uma das vozes mais conhecidas da música daquele país: Mahmoud Ahmed.

No século XX, o encontro da música tradicional Etíope com os instrumentos de orquestra,  especialmente os metais, deu origem ao Ethio Jazz.

Mahmoud Ahmed é um dos principais vocalistas desse estilo.  Ele nasceu em 1941 e começou a trabalhar muito cedo, engraxando sapatos no Arizona Club, em Addis Abeba. Ao ouvir as orquestras veio a vontade de cantar, e com o seu talento acabou se tornando vocalista do clube no início dos anos 60.  Nos ano 70 gravou vários LPs, um deles com a banda da Guarda Imperial de Hailé Selassié. Ainda em atividade em 2007 foi premiado pela BBC pelo conjunto de sua obra.

 

Texto e apresentação:  Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:        Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES