Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Rogério Correia: Comissão quer regulamentar desapropriação de fazendas com flagrante de trabalho escravo

15/07/2022 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Rogério Correia (PT-MG)

Para aprofundar o combate ao trabalho escravo ou análogo à escravidão, a Comissão de Trabalho da Câmara vai pressionar pela regulamentação da emenda constitucional que permite a desapropriação fundiária de fazendas onde o crime é verificado. O deputado Rogério Correia (PT-MG), que esteve à frente de debate sobre o tema, com foco nas lavouras de café em Minas Gerais, aponta que o trabalho escravo dá lucro, movimentando centenas de bilhões de dólares em todo o mundo.

O agronegócio é uma das atividades econômicas que mais registra casos de trabalho escravo ou similar, especialmente nas culturas do café, cana de açúcar e soja. Mas ele alerta para a exploração de cunho sexual e também sobre o trabalho doméstico. Rogério Correia aponta que, entre os principais indícios de abusos na relação entre patrão e empregado, estão rotinas exaustivas, salários baixos; informalidade, alojamentos insalubres e até mesmo a falta de acesso à água potável.

O parlamentar alerta para o crescimento de casos no Brasil, e credita a situação ao aumento da miséria, da fome e do desemprego no Brasil, o que faz com que os trabalhadores se submetam a essas condições. Ele ainda critica o abandono das políticas de combate ao trabalho escravo pelo governo, que não realiza concurso para auditores do trabalho há mais de 10 anos.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE