Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Samuel Moreira: Semipresidencialismo repassa responsabilidades ao Congresso sobre ações de governo

11/07/2022 -

  • Entrevista - Dep. Samuel Moreira (PSDB-SP)

Preparando a votação de seu relatório sobre a adoção do semipresidencialismo no país, prevista para a próxima quarta-feira, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) acredita que o sistema vai conferir mais responsabilidades ao Congresso Nacional sobre o sucesso das ações do governo. Ele avalia que, atualmente, deputados e senadores são eleitos mas não têm compromisso direto sobre os problemas sociais e econômicos, já que não são chamados de forma institucional para participar da formação do corpo de ministros de governo.

Para o deputado, o semipresidencialismo combina as vantagens do presidencialismo e do parlamentarismo, justamente porque vai dar mais transparência à indicação dos ministros pelo primeiro-ministro e pelos partidos de sustentação ao governo.

Samuel Moreira considera ainda que o sistema, já adotado em diversos países da Europa, garante equilíbrio nas relações entre os poderes Executivo e Legislativo, mantendo diversas atribuições para o presidente da República, que continua sendo eleito pelo voto direto da população, mas repassando funções de administração do governo para o primeiro-ministro, indicado pelo presidente mas devendo ser aprovado pelo Parlamento.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo