Rádio Câmara

Kalimba

São Tomé e Príncipe – 47 anos de Independência

São Tomé e Príncipe – 47 anos de Independência

24/07/2022 - 14h00

  • São Tomé e Príncipe 47 anos - BLOCO ÚNICO

  • São Tomé e Príncipe 47 anos - BLOCO 1

  • São Tomé e Príncipe 47 anos - BLOCO 2

  • São Tomé e Príncipe 47 anos - BLOCO 3

Kalimba visita um dos menores países da África para  comemorar o aniversário de sua independência.  Estamos falando de São Tomé e Príncipe, país de língua oficial portuguesa, nosso irmão, e  lugar onde no século XVIII se plantou a cana de açúcar, uma cultura que marcou um dos ciclos de nossa história.

A independência do país foi declarada em  12 de julho de 1975, há exatos 47 anos. O arquipélago tem duas ilhas principais – Príncipe e São Tomé – que formam um pequeno território com quase mil quilômetros quadrados, cercado por belas praias, o que valeu o título de As Ilhas Maravilhosas.  São pouco mais de 200 mil habitantes, que produzem uma grande riqueza cultural e musical.  No dia a dia o povo de São Tomé e Príncipe se expressa no idioma Forro, que é derivado do Português.

Nesta edição vamos conferir a música de artistas veteranos como Kalú Mendes, banda Sangazuza, banda África Negra, e novos valores como o trio Moiá Mboka (foto) formado por Pindó, Sócio de La Vega e Moreno, o reggae de Mugsy LTMS, Ybaguay e  a dupla de maior sucesso da música santomense: Calema.

Texto e apresentaçâo:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:       Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.