Rádio Câmara

Kalimba

Cabo Verde - 47 anos de Independência

Cabo Verde - 47 anos de Independência

10/07/2022 - 14h00

  • CABO VERDE 47 anos de Independência - BLOCO ÚNICO

  • CABO VERDE 47 anos de Independência - BLOCO 1

  • CABO VERDE 47 anos de Independência - BLOCO 2

  • CABO VERDE 47 anos de Independência - BLOCO 3

Kalimba está em festa com o povo de Cabo Verde.  Em 1975 aconteceu a eleição da Assembleia do Povo, que declarou a independência do país no dia 5 de julho, há exatos 47 anos.

O arquipélago de Cabo Verde é formado por dez ilhas na costa da África, a meio caminho entre a Europa e a América do Sul.  Um jovem país, com 500 mil habitantes, que impressiona por sua beleza e pela quantidade de artistas talentosos que revela para o mundo.

Sua localização o tornou um ponto de encontro entre as culturas de Brasil e Portugal.  Por isso, aos ouvidos brasileiros a música desse país soa muito familiar. O povo de Cabo Verde se expressa no dia a dia no idioma Crioulo, que é derivado do Português.

Nesta edição festiva, presença de grandes nomes da música cabo-verdiana, como Tito Paris, Bana, Cesária Évora, Mayra Andrade, Ferro Gaita, entre outros.

 

Texto e apresentação:  Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:       Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.