Rádio Câmara

Salão Verde

Ecocultural 2 - A arte engajada

Ecocultural 2 - A arte engajada

11/07/2022 - 12h00

  • Ecocultural 2 - A arte engajada

Na segunda edição seguida sobre a cultura a serviço da consciência ambiental e do desenvolvimento sustentável, Salão Verde mostra a arte engajada na defesa do meio ambiente. Por meio de música, poesia, cordel, fotografia, pintura, escultura e outras várias formas de manifestação cultural, artistas têm usado o talento para alertar, denunciar, protestar e mobilizar. A mesma arte que revela as belezas da natureza também está engajada em despoluição, reflorestamento, regeneração dos biomas, proteção dos indígenas e cobrança de justiça pelos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. Foto: Homenagem de Marisa Monte a Bruno e Dom durante show em Londres (Fonte: Twitter)

Pontos de vista nesta edição: músicos Almir Sater, Caetano Veloso, Chico Buarque, Nando Reis, Seu Jorge e Tetê Spindola; atores Christiane Torloni e Marcos Palmeira; fotógrafos Araquém Alcântara e Sebastião Salgado; cordelista João Firmino Cabral. Cantando: Beth Carvalho, Boi Capricho/Parintins, Gilberto Gil, Karynna Spinelli, Maria Bethânia e Roberto Carlos.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.