Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Zacharias Calil: Proposta prevê cuidados com a saúde mental de gestantes

05/07/2022 -

  • Entrevista - Dep. Dr. Zacharias Calil (União-GO)

Projeto que amplia assistência às gestante e mães no período pré e pós-natal pode ser votado, nesta semana, pelo plenário da Câmara. A proposta garante acesso a assistência médica, psiquiátrica e odontológica, além de assegurar assistência psicológica. O projeto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente. De acordo com relator do texto em plenário, deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO), um dos problemas graves que atingem a mãe depois de ter o filho é a depressão pós-parto, que tem consequências para a qualidade do leite materno e também pode provocar ansiedade e insônia na criança. Ele acrescenta que há uma insegurança muito grande por parte da mãe depois do parto, agravada às vezes até por questões econômicas.

O parlamentar defende também a garantia da distribuição de um kit enxoval e de um kit curativo para o cuidado com o umbigo do bebê. O deputado Dr. Zacharias Calil lembra que o projeto ainda vai passar por adequação orçamentária, para que o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha condições de ampliar a assistência às mulheres como prevê a proposta.

Apresentação - Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE