Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Capitão Augusto: Saúde mental de agentes de segurança

29/06/2022 -

  • Entrevista - Dep. Capitão Augusto (PL-SP)

Está na pauta do plenário da Câmara um projeto de lei do Senado (PL 4815/19) que prevê mais apoio à saúde mental de agentes de segurança, para diminuir os índices de suicídio e as ocorrências de ansiedade e depressão. O deputado Capitão Augusto (PL-SP) lamenta que nunca tenha havido, nas instituições policiais, um olhar específico para a questão. Ele aponta que a deficiência começa na formação dos agentes, que não dispõem, no currículo dos cursos, de uma preparação psicológica para a atividade policial.

O parlamentar acredita que haja um “negacionismo” das corporações sobre o assunto, incentivado também pela imagem de “super-homem” que se espera dos policiais. O deputado Capitão Augusto relata problemas como o afastamento dos agentes de suas famílias e da sociedade por causa das extensas jornadas de trabalho, o enfrentamento da violência urbana e o medo de que a criminalidade afete o policial e sua família. Ele acrescenta que um projeto da Câmara, segundo ele mais completo do que o do Senado, deverá ser privilegiado na tramitação do tema.

Apresentação - Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo