Rádio Câmara

Salão Verde

Ecocultural 1 - Cerrado e Bienal do Lixo

Ecocultural 1 - Cerrado e Bienal do Lixo

04/07/2022 - 12h00

  • Ecocultural 1 - Cerrado e Bienal do Lixo

Salão Verde terá duas edições seguidas para mostrar a arte e a cultura a serviço da consciência ambiental e do desenvolvimento sustentável. O primeiro programa traz dois destaques bem recentes: espetáculos do Projeto Salve o Cerrado, em Brasília, e a Primeira Bienal do Lixo, em São Paulo. A proteção do Cerrado está no roteiro de músicos brasilienses desde 2019. Agora, em plena evidência de crise climática, eles pretendem intensificar espetáculo s itinerantes para ampliar a rede de “salvadores” de um dos biomas mais castigados e ameaçados do país. Em São Paulo, variados artistas plásticos ocuparam o Parque Villa-Lobos durante 10 dias de junho com exposições de arte produzida com material reciclado e de descarte. Também houve mostra de cinema, oficinas e painéis de diálogo com a população sobre economia circular, consumo consciente, educação ambiental, energias renováveis e gestão de resíduos. O evento só voltará a São Paulo em 2024, mas, no ano que vem, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador devem organizar suas respectivas primeiras edições da Bienal do Lixo. Foto: rosto de Albert Einstein feito pelo artista plástico Jota Azevedo a partir de descartes eletrônicos (Fonte: Bienal do Lixo)

Pontos de vista nesta edição: Tiago Mória, músico de Brasília e um dos criadores do Projeto Salve o Cerrado; Luê Andrade, artista plástica e ambientalista de São Paulo; Rita Reis, diretora-executiva da Bienal do Lixo; e Mercedes Bustamante, bióloga, doutora em geobotânica e professora da Universidade de Brasília (UnB).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.