Rádio Câmara

Reportagem Especial

Raio X dos Biomas Brasileiros - Capítulo 1 (REPRISE)

18/07/2022 - 00h00

  • Raio X dos Biomas Brasileiros - Capítulo 1

Capítulo 1

Reuniões na Câmara e em alguns estados traçaram um raio x dos biomas brasileiros, diante da crescente devastação provocada por incêndios florestais e desmatamento em vários ecossistemas.  Os debates apontaram soluções urgentes para serem implementadas enquanto ainda há tempo de impedir o chamado “ponto de não retorno” diante da destruição. Este capítulo trata do Pantanal Matogrossense.

Entrevistas neste capítulo: Gilvan de Oliveira, coordenador de Ciências da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); José Marengo, coordenador de pesquisa e desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN); Leonardo Palma, gerente de unidades de conservação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul); delegado Rubens Lopes da Silva, chefe da Divisão de Repressão a Crimes Ambientais da Polícia Federal; tenente-coronel Marco Aires da Silva, do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso; e a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT).

Capítulo 2

Quando se fala em ameaças ao meio ambiente, uma das grandes preocupações é com a Amazônia. Nos debates promovidos pela Câmara dos Deputados sobre a situação dos biomas brasileiros, a região mereceu destaque, principalmente em relação a desmatamento e queimadas.

Capítulo 3

Mata Atlântica e Cerrado, dois dos ecossistemas mais devastados do país, foram alvos do raio x da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre Queimadas nos Biomas Brasileiros e da Frente Parlamentar Ambientalista.

Capítulo 4

Uma série de debates na Câmara dos Deputados sobre os biomas brasileiros apontou queimadas e desmatamentos crônicos na Caatinga e perspectivas ruins também para o Pampa, que perde vegetação nativa rapidamente e sofre com a estiagem.

Capítulo 5

Parlamentares que participaram das discussões sobre a situação dos biomas brasileiros enumeram alguns projetos que podem diminuir a devastação causada por incêndios e pelo desmatamento. Eles sugerem que o tema também faça parte dos debates das próximas eleições.

 

 

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 6h30 e 23h