Rádio Câmara

Reportagem Especial

Raio X dos Biomas Brasileiros - Capítulo 3 (REPRISE)

18/07/2022 -

  • Raio X dos Biomas Brasileiros - Capítulo 3

Capítulo 1

Reuniões na Câmara dos Deputados e em alguns estados traçaram um raio x dos biomas brasileiros, diante da crescente devastação provocada por incêndios florestais e desmatamento em vários ecossistemas.  Os debates apontaram soluções urgentes para serem implementadas enquanto ainda há tempo de impedir o chamado “ponto de não retorno” diante da destruição. Este capítulo trata do Pantanal Matogrossense.

Capítulo 2

Quando se fala em ameaças ao meio ambiente, uma das grandes preocupações é com a Amazônia. Nos debates promovidos pela Câmara dos Deputados sobre a situação dos biomas brasileiros, a região mereceu destaque, principalmente em relação a desmatamento e queimadas.

Capítulo 3

Mata Atlântica e Cerrado, dois dos ecossistemas mais devastados do país, foram alvos do raio x da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre Queimadas nos Biomas Brasileiros e da Frente Parlamentar Ambientalista.

Entrevistas neste capítulo: Luís Fernando Guedes, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica; João de Deus Medeiros, coordenador da Rede de ONGs da Mata Atlântica; Mercedes Bustamante, bióloga e doutora em geobotânica; Maria do Socorro Lima, Ligada ao Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e coordenadora da Rede Cerrado; e os deputados deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) e Professor Israel Batista (PV-DF)

Capítulo 4

Uma série de debates na Câmara dos Deputados sobre os biomas brasileiros apontou queimadas e desmatamentos crônicos na Caatinga e perspectivas ruins também para o Pampa, que perde vegetação nativa rapidamente e sofre com a estiagem.

Capítulo 5

Parlamentares que participaram das discussões sobre a situação dos biomas brasileiros enumeram alguns projetos que podem diminuir a devastação causada por incêndios e pelo desmatamento. Eles sugerem que o tema também faça parte dos debates das próximas eleições.

 

 

 

 

 

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h