Rádio Câmara

Salão Verde

Em busca da energia verde

Em busca da energia verde

27/06/2022 - 12h00

Salão Verde resume o Primeiro Simpósio Global sobre Soluções Sustentáveis de Água e Energia, promovido, em junho, pelo Departamento da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais (UNDESA) e Itaipu Binacional. Em cenário de aquecimento global acelerado, risco de não cumprimento das metas globais de desenvolvimento sustentável, aumento da pobreza pós-pandemia e instabilidades econômicas e geopolíticas, especialistas de 22 países apresentaram amplo panorama de ações concretas e com bons resultados nos esforços do setor de energia para reduzir as emissões de CO2 e de outros gases poluentes em diferentes regiões e ecossistemas do planeta. Também pediram o triplo dos investimentos atuais, ações conjuntas e mais ambição nos acordos globais de substituição dos combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás etc). O próprio setor avalia que 90% da “descarbonização” virão da expansão das energias renováveis e limpas (eólica, solar, hidrelétrica, hidrogênio verde etc). Tecnologias de ponta e tecnologias sociais, “centradas no humano”, também estão no cardápio de soluções.

Pontos de vista nesta edição: Liu Zhenmin, subsecretário-geral da UNDESA; Minoru Takada, líder da equipe de energia sustentável da UNDESA; Ariel Scheffer, superintendente de gestão ambiental de Itaipu Binacional; Paloma Martín, conselheira de Meio Ambiente de Madri e presidente do Canal de Isabel II; José Toron, diretor da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA); Wilson Nobre, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Paulo Emílio de Miranda, presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio (CBH 2); Hazir Farouk Abdelraheem, professora da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sudão; e Guillermo Koutodjian, diretor da Organização Latino-Americana de Energia (OLADE). Deputados: Carlos Zaratini (PT-SP) e Coronel Armando (PL-SC).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.