Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professor Israel Batista: Cortes no orçamento na educação provocam saída de pesquisadores e cientistas do país

15/06/2022 -

  • Entrevista - Dep. Professor Israel Batista (PSB-DF)

Um dos efeitos paralelos dos seguidos cortes orçamentários no Ministério da Educação é a saída de perto de 3 mil doutores e pós-doutores do país nos últimos anos, segundo denuncia o deputado Professor Israel Batista (PSB-DF), que está à frente de audiência pública que vai debater o mais recente contingenciamento de recursos.

Levantamento da frente parlamentar mista da educação e de entidades da sociedade civil, citado pelo parlamentar, aponta que os cortes orçamentários no setor já atingiram mais  de R$ 105 bilhões desde 2015, mas o anúncio da redução de 14,5%, reduzido posteriormente para 7,2% após reação de segmentos organizados, pode inviabilizar diversas atividades das universidades federais e institutos tecnológicos, que já vêm trabalhando com redução em áreas como limpeza, vigilância, apoio estudantil, estudos e pesquisas.

O deputado questiona a atual gestão federal, que segundo ele prioriza cortes na ciência, tecnologia e educação sempre que há a necessidade de um novo ajuste fiscal. De acordo com Professor Israel Batista, reitores das instituições federais de ensino apontam para o risco de deterioração da infraestrutura das universidades e institutos no Brasil, e também para a ameaça de elitização do ensino público, já que a suspensão de serviços de suporte aos estudantes podem afastar os alunos mais carentes.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo