Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Leo de Brito: comissões questionam governo sobre acordo com bilionário Elon Musk

14/06/2022 -

  • Entrevista - Dep. Leo de Brito (PT-AC)

Quatro comissões permanentes da Câmara questionam o governo sobre o acordo informal firmado com o bilionário Elon Musk, proprietário da Starlink, autorizada a operar serviços de satélite no Brasil por cinco anos desde o início do ano. O deputado Leo de Brito (PT-AC) elenca vários problemas na negociação, especialmente a respeito da prospecção de riquezas minerais na região, e denuncia também a possibilidade de tráfico de influência do Ministério das Comunicações sobre a Anatel para a liberação das operações da empresa no país, o que será objeto de questionamentos na audiência pública e também pode ser levado à Justiça.

O acordo anunciado prevê conexão de internet via satélite de escolas em áreas rurais e monitoramento ambiental na Amazônia, mas o parlamentar lembra que o governo federal já dispõe de programas tanto para a extensão de sinal de Internet para toda a rede pública de ensino, e também já gerencia um programa de acompanhamento da integridade da floresta amazônica, a cargo do Inpe, reconhecido internacionalmente.

Leo de Brito alerta também para riscos à soberania nacional com o acordo, porque as reservas florestais e minerais da Amazônia são alvo de cobiça econômica internacional.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo