Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. José Rocha: Sociedade anônima vai exigir mais transparência na administração dos clubes de futebol

14/06/2022 -

  • Entrevista - Dep. José Rocha (UNIÃO-BA)

As sociedades anônimas de futebol, figura jurídica aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional, vão imprimir mais profissionalismo e transparência à gestão dos clubes, segundo o entendimento do deputado José Rocha (UNIÃO-BA), autor de pedido para a realização de audiência pública com o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, eleito no mês de março. A proposta que criou a SAF foi sancionada pelo Poder Executivo com vetos que ainda precisam ser analisados por deputados e senadores.

Com o mecanismo, os clubes vão se transformar em empresas que poderão captar recursos no mercado, tendo que prestar contas sobre os investimentos e a aplicação dos valores em suas atividades. O parlamentar considera que a transparência necessária aos clubes advinda com a SAF não se reflete na gestão da CBF, que não recebe recursos públicos.

Da mesma forma, a criação de ligas entre as equipes deve ser feita com regras claras, para evitar que os grandes times concentrem a maior parte dos recursos obtidos em patrocínios para os campeonatos e direitos de transmissão das partidas. José Rocha sugere, por exemplo, que as associações de clubes tenham um número mínimo regulamentado em lei, para garantir democracia na discussão dos contratos coletivos.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE