Rádio Câmara

Salão Verde

Observatório SocioBio e COP-15 da Biodiversidade

Observatório SocioBio e COP-15 da Biodiversidade

20/06/2022 - 12h00

  • Observatório SocioBio e COP-15 da Biodiversidade

Entidades socioambientais acabaram de lançar, na Câmara dos Deputados, o Observatório da Economia da Sociobiodiversidade (OSocioBio). Com críticas à bioeconomia estritamente empresarial, a ideia é alavancar a produção oriunda do agroextrativismo e do manejo sustentável de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outras comunidades tradicionais. Salão Verde traz o conceito de sociobiodiversidade e as articulações com o projeto Brasil 2045, desenvolvido pelo Observatório do Clima em busca de ações práticas para ajustar o país às metas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O quadro “GeoLógicas” atualiza as informações sobre a COP-15 da Biodiversidade, iniciada em 2021 e com conclusão prevista para este ano, na China. A conferência da ONU já tem acordos costurados para ampliar o financiamento das ações que reduzam a perda de biodiversidade no mundo. Foto: Feira Mapuche em Temuco, Chile

Pontos de vista nesta edição: Dione Torquato, secretário geral do Conselho Nacional das Populações Extrativistas; Sandra Bonetti, secretária de meio ambiente da Confederação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (CONTAG); Mônica Nogueira, antropóloga com pesquisas em sustentabilidade no Cerrado e na Caatinga; e Suely Araújo, coordenadora do projeto Brasil 2045 do Observatório do Clima. Deputados: Alessandro Molon (PSB-RJ), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; e Nilto Tatto (PT-SP).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.