Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Ney Leprevost: Imprensa livre é fundamental para a transparência das ações públicas

07/06/2022 -

  • Entrevista - Dep. Ney Leprevost (União-PR)

No dia nacional da liberdade de imprensa, a Câmara debate a influência das fake news sobre o exercício da democracia, em sessão solene solicitada pelo deputado Ney Leprevost (UNIÃO-PR). O parlamentar aponta que as notícias falsas são extremamente nocivas para a democracia, e acima disso, chegam a matar, como ficou exemplificado na disseminação de inverdades sobre as vacinas desde o início da pandemia de coronavírus.

Ele também critica o uso de fake news no processo eleitoral, recordando eleição recente em que concorreu à prefeitura de Curitiba, capital do Paraná, e foi derrotado em segundo turno após a divulgação de notícias que foram inclusive objeto de questionamentos na Justiça.

Ney Leprevost comenta ainda que a imprensa contribui para a transparência dos atos do poder público, que em sua opinião tem que ser transparente em todas as suas ações, ao denunciar a má gestão e episódios de corrupção. Para ele, além disso, o jornalismo livre é indispensável e indissociável da democracia, lembrando que regimes totalitários de esquerda e de direita atuaram para calar a imprensa.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo