Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Luís Miranda: Brasil deve recuperar capacidade de produção de derivados de petróleo, a partir da construção de novas refinarias

01/06/2022 -

  • Entrevista - Dep. Luís Miranda (Republicanos-DF)

A partir da compilação de parte dos pelo menos 26 projetos que podem mudar as regras de composição de preços dos combustíveis praticados pela Petrobras, o deputado Luís Miranda (Republicanos-DF) propõe a adoção de um deságio de 30% sobre o valor final, subsidiando apenas o consumidor brasileiro e preservando as cotações internacionais praticadas pela companhia em suas participações junto a outras empresas.

Autor de pedido de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, Luís Miranda também avalia que o Brasil deve recuperar sua capacidade de produção de derivados de petróleo, a partir da construção de novas refinarias. Hoje, ele lamenta que a extração de óleo cru seja enviada ao exterior para ser beneficiada, voltando ao Brasil na forma de gasolina, óleo diesel e outros derivados, com valor agregado e custos de transporte e tributação.

O parlamentar lembra ainda que a cotação do barril de petróleo tem caído em todo o mundo, mas os valores não foram repassados ao consumidor final, mesmo com o atrelamento do preço interno ao mercado internacional. O mesmo acontece, acrescenta ele, com a queda do dólar no mercado cambial brasileiro.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo