Rádio Câmara

Salão Verde

Ecos da Rio-92

Ecos da Rio-92

06/06/2022 - 12h00

No segundo programa sobre os 30 anos da Rio-92, Salão Verde traz as lições deixadas pela megaconferência da ONU, além dos avanços e retrocessos na busca do equilíbrio ambiental do planeta. Cientistas, ambientalistas e parlamentares também apontam as perspectivas de efetivação da agenda de desenvolvimento sustentável e das metas de mitigação das mudanças climáticas e de proteção da biodiversidade gestadas em documentos oficiais da Rio-92. Para um experiente cientista brasileiro, tirar esses compromissos do papel para transformá-los em realidade é o “maior desafio da humanidade” atualmente. O quadro “Tá lá na lei” mostra o avanço da legislação ambiental nos últimos 30 anos, com um vasto conjunto de leis aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado desde a Rio-92.

Pontos de vista nesta edição: Carlos Nobre, climatologista e membro da Academia Brasileira de Ciência e da academia britânica de ciência Royal Society; Paulo Artaxo, físico do clima e professor do Departamento de Física da Universidade de São Paulo (USP); Philip Fearnside, cientista do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA); André Ferretti, da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN); Mário Mantovani, ambientalista; Al Gore, ex-vice presidente dos EUA e prêmio Nobel da Paz de 2007 por ações ambientais; e Severn Suzuki, da Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente. Deputados: Nilto Tatto (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU; e Rodrigo Agostinho (PSB-SP), da Frente Parlamentar Ambientalista.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.