Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Silvio Costa Filho: Banco Central deve apresentar medidas para combater inflação e promover investimentos

31/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Silvio Costa Filho (REP-PE)

Audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara debate medidas de combate à inflação e a alta na taxa de juros, a pedido do seu presidente, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Ele reconhece que os 10 aumentos sucessivos na Taxa Selic, que hoje está em 12,75% ao ano, estão atenuando a possibilidade de crescimento ainda maior da inflação, mas está corroendo o poder de compra da população, porque ainda assim os índices inflacionários estão próximos de ultrapassar os 10% no acumulado do ano, contra a previsão de 3,75%.

O parlamentar sente falta de uma política econômica coordenada a partir das ações do Poder Executivo, citando por exemplo os lucros crescentes da Petrobras, que não têm sido revertidos em investimentos em setores específicos capazes de segurar a pressão inflacionária. Ele também considera que o governo federal deve buscar parcerias bilaterais com países fornecedores de insumos e ampliar desonerações para atrair investimentos.

Silvio Costa Filho aponta que é necessário estimular setores produtivos e obras de infraestrutura para estimular a economia, e por isso o Banco Central está sendo chamado a explicar medidas que podem ser tomadas além da política de juros.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE